UNIDADE DE ACOLHIMENTO: equipamento que tem o objetivo de facilitar a reinserção social.

UNIDADE DE ACOLHIMENTO ADULTO I CAPELA SOCORRO: As Unidades de Acolhimento Adulto (UAA) são equipamentos que permitem a moradia transitória (de até 6 meses), acolhimento e proteção social, em espaços da saúde, no contexto de um Projeto Terapêutico Individualizado. E tem como objetivo principal promover o protagonismo do morador nos seus direitos e deveres visando o exercício da cidadania, garantindo o acesso à saúde, educação, trabalho e lazer.

Além de fomentar o estreitamento dos vínculos familiares e sociais. Inicialmente, no município de São Paulo, são nomeadas Serviço de Residência Terapêutica Especial (SRTE), mas atualmente recebem o nome de Unidade de Acolhimento Adulto. A Unidade de Acolhimento Adulto I Capela do Socorro é destinada a população masculina, acima de 18 anos, e tem capacidade para acolher 12 homens por vez. Esta residência está situada à Rua Condessa de Barral 190, no bairro Jardim Santa Edwiges, na região do extremo sul do município de São Paulo.

E foi inaugurada em 01 de março de 2012. A UAA é um equipamento que tem o objetivo de facilitar a reinserção social, diminuindo as possibilidades de recaída na medida em que propicia um ambiente protegido onde existe um trabalho de fortalecimento da autoestima e oferta ferramentas de enfrentamento às situações de risco. Serão inseridos usuários oriundos de internações em hospitais, comunidades terapêuticas, pacientes de CAPS AD, indivíduos em situação de rua, albergados, ou em situação de risco no local de moradia atual que estejam em tratamento em CAPS AD ou demonstrem motivação para iniciar tal assistência. Até os dias atuais, a UAA já acolheu cerca de 120 pacientes desde sua inauguração.

Durante esse período diversas ações foram realizadas para garantir os direitos sociais e de saúde de cada morador, promovendo sua autonomia e ajudando em sua reinserção social.